-------- Pesquisar Neste Blog --------

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Poesia- Eu Sou E Serei Sempre Criança/ Samuel Tenório


Hoje de manhã veio-me na lembrança
Do tempo de quando eu era criança
Já não mais anseio completar idade
Nos ralos cabelos grisalhos 
Piso firme, na grama com orvalhos,
Encurto a vergonha, a liberdade
Passa a existir, a criança adormecida
Restabelece em meu frágil corpo
Pego o pião e a ponteira 
Corro a rua chamando a molecada
Todos se envolvendo na brincadeira
Neles enxergo minha cópia xerocada.

Os pais observam a criançada
Não há como controlar a avançada
Agitação. Um deles grita: Senhor!
Conte a gente o que é isso aí na mão?
Paro e observo em toda a direção
Mp3, celulares, tablets, videogames…
Eles brincavam. Pensei de ir embora
Não iam querer brincar de pião.
Mas, em cada um havia interesse
De saber sobre o objeto estranho,
Esqueci-me do agudo estresse.
Crianças, isso aqui é um pião!…

Pião! Como eu posso brincar com ele?
Fingir ter a mesma idade deles.
É só pegar este cordão, de nome ponteira,
Enrolar desse jeito… Agora me dê espaço
Movimento lento, eu levanto o braço
Lanço o pião. Gira, gira, gira, gira.
Um a um maravilhado, querendo mais.
O dia inteiro fui criança ensinando 
A jogar pião. Não importa o tempo, jamais
Criança deixará de ser criança
Na realidade, outra vez estava sonhando,
Não importa idade, eu sou e serei sempre criança.

Escritor Samuel Tenório
12 de outubro de 2016


2 comentários:

  1. Belas lembranças de um tempo inocente,puro e cristalino , onde brincávamos sem malícia e sendo realmente uma criança. Hoje a criança é um adulto em miniatura. Bela reflexão no seu poema. Lhe aplaudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jaine Pereira por visitar o blog Margem Literária e por deixar este comentário tão relevante a respeito do poema, fico feliz que tenha gostado. Um abraço querida.

      Excluir

Postagem em destaque

Como Escrever um Livro e Publicar na Amazon Gratuitamente?

Quero escrever um livro! Escrever um livro é um sonho para muitos, todavia, poucos se destinam a realizá-lo. Eu quero escrever ...